José Antonio Pinto Pereira, hoje investidor financeiro, desde a infância, quando estudava à noite para trabalhar, procurava se aprimorar. Pessoalmente é um de meus melhores amigos. Sem sombra de dúvidas o mais culto.
Luiz Henrique: Como o senhor descobriu o mercado de ações?
José Antonio: Descobri a partir da curiosidade, [...] estava insatisfeito com meus ganhos. Então há sete anos passei a estudar o assunto. Lia livros, entrava em blogs de investidores independentes e fui conhecendo o mercado.
LH: Foi muito difícil esse aprendizado?
JA: Não vou dizer que foi difícil. Mas exigiu disciplina, como qualquer outro aprendizado.
LH: Há quem diga que o mercado financeiro é muito perigoso, o que o senhor pensa a respeito?
JA: A vida de um modo geral não oferece garantia. [...] Então por que esperar isso de um investimento? [...] Mas vejamos de certa forma: há ações que geram dividendos de doze por cento ao ano. Isto é dobro da poupança considerada “segura”! Dificilmente você terá um prejuízo tão grande. [... ]
LH: O que o senhor pensa da divulgação de informações na mídia de um modo geral sobre a bolsa?
JA: A mídia é uma grande mentira. Ela trabalha para os grandes investidores, para os grandes bancos. E para estes é interessante que os pequenos investidores visem somente à poupança
LH: Para aqueles que desejam começar a investir, que dicas o senhor daria?
JA: Busque informações de fontes independentes. A melhor ferramenta para isto chama-se “Google”.
LH: Ainda há o pensamento o coletivo de que bolsa é só para os ricos. O senhor acha que pode-se afirmar com clareza com quanto uma pessoa deve começar a investir?
JA: Eu tenho um grande amigo, me parece até que é este amigo que está fazendo esta entrevista, Luiz Henrique Guiraldelli Ferreira. Este amigo me passou uma excelente ação há um tempo, Ecodiesel, cujo lote* custa R$ 86,00. Então não há “valor máximo” ou “mínimo” para começar a investir.
*Conjunto de 100 ações
Luiz Henrique Guiraldelli Ferreira
Estudante da 1ª série da ETFG/ACISSP
São Sebastião do Paraíso - MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário